Você não Precisa ser uma Pessoa Competitiva para ter Sucesso na Vida

Laura Oliveira
3 min readFeb 23, 2022

Essa semana conversando com um amigo sobre o mundo corporativo comentei que não sou uma pessoa competitiva, nunca fui na verdade.

E percebi o quanto a sociedade nos “empurra” para ter esse tipo de comportamento. Quantas dessas frases você já ouviu por aí?

  • “Ganhe a qualquer custo”;
  • “Caso não conquiste o primeiro lugar você fracassou”;
  • “você perdeu tempo porque não conquistou o primeiro lugar”.

Mesmo que não tenha sido exatamente com essas palavras as pessoas a sua volta provavelmente te pressionaram para conquistar o primeiro lugar, conquistar o “sucesso”.

Sempre olhei para esse tipo de pensamento e acreditei ser sem sentido “Por que deveria estar comparando minha jornada com a jornada das outras pessoas? Não faz sentido”.

Pódio com primeiro, segundo e terceiro lugar. Pessoa no primeiro lugar em pé de braços cruzados em posição imponente e o segundo e terceiro lugar com pessoas sentadas de cabeça baixa com as mãos nos joelhos.
Pódio com três pessoas posicionadas

E também tive a sorte de crescer em uma família onde a competitividade desenfreada não era incentivada, pelo contrário o trabalho em equipe sempre era valorizado.

E uma frase que minha mãe sempre dizia e que levo comigo até hoje: “você não precisa ser o primeiro nome na lista, você só precisa de uma vaga. Então foque para conseguir a sua vaga”.

Esse tipo de incentivo ajudou bastante na minha formação porque sempre alinhei meu foco para atingir meus objetivos e não simplesmente estar no pódio.

O mais engraçado dessa história é que mesmo não visando pódio em muitas situações do ensino médio ganhei prêmios internos da escola e até um certificado por ter tido um bom desempenho em um campeonato de física que participei sem muita pretensão na época.

Certificado por ter tirado uma boa nota na Oba — Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Certificado Oba — Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Por que isso acontecia? Porque sempre dava meu melhor, focava, estudava e me entregava 100% ao processo.

E claro que errei bastante até chegar a essas conquistas. Afinal como diria Mark Manson:

“Se alguém é melhor do que você em algo, é provável que tenha cometido mais erros”.

O aprendizado vem através das falhas. Pois é no processo de repetição das falhas que ajustamos nossas estratégias para atacar aquele problema até que chegamos na solução adequada.

Atualmente me considero uma pessoa bem sucedida pois tenho um bom emprego, moro em um lugar confortável e consigo suprir bem minhas necessidades.

E para chegar até aqui não precisei entrar em competições imaginárias com ninguém, acreditar que era melhor que qualquer pessoa e muito menos visar atingir o primeiro lugar a todo custo.

Estrada de asfalto com gramas ao redor e uma arvóre alta ao lado direito da estrada. Céu azul com algumas nuvens brancas ao fundo.
Estrada de asfalto no meio da natureza

Apenas foquei na minha vida e como poderia criar estratégias para atingir meus objetivos.

Errei bastante, fiz péssimas escolhas, dei passos para trás, fiz transição de carreira quando muitas pessoas acreditavam que era loucura pois estava solidificando bem minha carreira como FrontEnd e várias outras coisas que faziam sentido para mim e a minha jornada.

Então não pense que para ter sucesso você precisa sempre estar no primeiro lugar. Para ter sucesso você precisa:

1 — Definir o que é sucesso para você (ter estabilidade financeira, viajar o mundo, abrir uma empresa. O que faz sentido para sua vida);

2 — Criar planejamentos e um sistema de organização para atingir esses objetos;

3 — Ter em mente que você vai errar (bastante inclusive) no processo e estar preparada para aprender com seus erros.

A vida não tem uma receita de bolo para ser seguida que funciona para todas as pessoas. Nós que precisamos desenhar nossos mapas e seguir nosso coração com o que nos move, mas claro sempre com os pés no chão e com planejamentos para para atingir seus objetivos apesar dos imprevistos que surgiram no caminho.

Por isso lembre-se que o que vai te trazer sucesso na vida não é sempre estar em primeiro lugar, mas sim focar na sua jornada para atingir os objetivos que significam sucesso para você.

Laura Oliveira,

22 de Fevereiro de 2022.

--

--

Laura Oliveira

A young woman that feels extremely facinated in studying new things, cultures and worlds. And in her free hours let the imagination play around with the words.